quinta-feira, 12 de junho de 2014

Atriz e Apresentadora Ana Paula Vieira conta mais em Entrevista

 1 - Como foi que começou no meio artístico ?

SEMPRE soube que queria ser atriz. Sei que é lugar comum dizer isso, mas desde criança brincava disso! Eu "obrigava" minha irmã e algumas amigas a brincarem de novela comigo. Quando meus pais viajavam, eles eram recebidos por uma peça de teatro que eu tinha inventado. Até na frente do espelho eu inventava historias e interpretava personagens.
Mas, apesar de saber que era essa minha vontade, acabei fazendo um curso tradicional na faculdade: direito.
Sou de uma família que não tem nenhuma proximidade com meio artístico. Morávamos em uma cidade que não tem tradição de produzir nem de levar espetáculos de teatro para os cidadãos.
Então, eu sabia que queria, mas não sabia muito bem como começar, o que fazer. E isso me dava um certo receio. Por outro lado, meus pais sempre me incentivaram a fazer cursos ligados a artes cênicas, mas exigiram um diploma universitário de qualquer outra área. Era uma forma de proteção, claro! Era tudo muito diferente da nossa vivencia.
Optei por estudar na PUC Campinas, pois sabia que naquela cidade existia um curso técnico de teatro, que me daria o tão sonhado DRT (registro profissional de ator).
E assim foi. Fiz 3 anos do curso profissionalizante de teatro em Campinas, e, em paralelo, participava de cursos e workshop para TV e Cinema.
Em 2002 me formei na faculdade, e em 2003 me mudei para SP para batalhar minha carreira de atriz: procurava testes de teatro no site da Cooperativa de teatro (e outros sites do gênero), fiz material fotográfico e enviei para agencias de atores para participar de testes de publicidade, me cadastrei nos bancos de elenco das emissoras de televisão (tinha que ligar para cada uma e saber o procedimento!), fui aprender sobre como fazer produção teatral..
Já no inicio desse citado ano, participei de um espetáculo cooperativado chamado "F.E.S.T.A", onde aprendi até mesmo a divulgar teatro, pois não tínhamos dinheiro, então o próprio grupo dividia funções, e eu fiquei com os apoiadores culturais e divulgação.
Em 2004, produzi meu 1º espetáculo teatral "próprio" que foi a comédia "Comunhão de Bens".
De lá para ca, fui conhecendo pessoas que me chamavam para trabalhar, outras vezes produzi espetáculos, outras fui indicada para trabalhos, algumas vezes fiz testes para papeis, e assim vem sendo.
Já são 13 espetáculos teatrais, varias publicidades, 1 longa metragem, 3 novelas e 2 programas (apresentadora).

2 - Como é teu dia a dia ?
Agora, também com a função MÃE DE BEBÊ, tenho um pouco mais de "rotina", mas, no geral, isso varia muito em função do trabalho que estou desenvolvendo no momento!
Única coisa que não muda é que acordo de 2ª a 6ª as 6:40 para levar meu pequeno na escolinha, as 8:00.
Daí em diante, depende do dia.
Na tv, os roteiros de gravação são semanais. Quando estou ensaiando, costumamos ensaiar todos os dias, e o horário depende do grupo. Quando estou em cartaz, fico com o final de semana comprometido.
E nesse meio tempo, acaba rolando alguns trabalhos de publicidade.
Realmente, a minha rotina é não ter rotina! Rs
Vou encaixando meus afazeres de acordo com a agenda da semana..

3 - Quando tem tempo livre, o que gosta de fazer?
Adoro ir ao teatro e ao cinema. São dois grandes prazeres que eu tenho.
Também gosto de jantar em restaurantes com os amigos, de preferência após uma sessão teatral!
Uma pena que não temos praia por aqui, pois eu adoro o mar.

4 - Conta um pouco sobre o trabalho em Chiquititas.
"Chiquititas" marca um "retorno" meu as novelas. Em 2010 fui convidada para apresentar um programa de web TV ("Beleza e Saúde", da TV Mundi) e me encantei pelo oficio de apresentadora! Em seguida, passei a apresentar um programa na televisão ("Faça em Casa", canal Bem Simples).

No inicio desse ano, fui convidada a participar da novela do SBT. Tenho sobrinhos e eles amam a novela. Então, me empolguei de cara!
Faço a Linda Ribeiro, uma escritora de prestigio, mãe de João Pedro. Seu filho se apaixona pela Jovem Mili, mas Linda não vê essa relação com bons olhos, pois os dois são de classes sociais muito diferentes. Ela faz de tudo para separar o casal.. 

Tem sido fantástico gravar com tantos jovens talentosos! Acho que a sempre aprende algo diferente, basta estar aberto a "receber". E o publico é algo único! Eles assistem a novela com um olho na TV e o outro olho nas redes sociais, tudo muito rápido! Acaba o capitulo e já tem fotos do que foi exibido! Surpreendente.


5 - Você gosta de viajar, conta um pouco das viagens.
Amo viajar. Se eu pudesse faria, pelo menos, umas 2 viagens legais por ano! Rs Uma para um lugar que já conheço e adoro, e outra para um lugar novo.
Tenho vontade de conhecer tantos lugares! 
Acho que a experiência de vida que se adquire em uma viagem, é algo que carregamos para vida inteira.
Adoro praia, mas acho que o frio tem seu charme. Gosto de compras, mas sou louca por conhecer teatros, cinemas e igrejas. Gosto de um restaurante badalado, mas adoro conhecer aqueles lugares que so os moradores conhecem.
Curto tudo em uma viagem, da escolha do local, passando pela elaboração do roteiro, ate a viagem em si (seja de carro ou avião). 
Atualmente, meu sonho de consumo é conhecer o Taiti!


6 - Você fez um ensaio super charmoso para Contigo, você gostou, conte.
Foi uma delicia. Fizemos esse ensaio baseado em "divas do cinema". A maior parte do figurino foi feito por Leonardo Chiasso, especialmente para essas fotos. Eu fiquei encantada com o resultado.
Eu adoro fotografar quando se tem uma "personagem", uma historia na minha cabeça! Rs
Para mim, é sempre mais fácil interpretar, me sinto mais a vontade com a lente dessa maneira.
E os bons fotógrafos são verdadeiros artistas! Eles acabam mostrando para o mundo uma visão muito peculiar sobre vc. Sou fã deles!

7 - Você tem muitos cuidados com o corpo, é vaidosa ?
Já fui beeeeeeeem mais! Rs
Tenho uma vaidade moderada, vamos dizer. Como toda mulher, quero me sentir bem pra mim. Poder colocar uma roupa e se sentir bonita.
A minha profissão exige um pouco mais de vaidade, especialmente com o peso, afinal televisão realmente engorda, e não é pouco! Rs

Meus cuidados são muito simples. 
Corto o cabelo a cada 3 meses, em media. No momento não estou usando nenhum tipo de coloração. Hidrato em casa semanalmente, e mensalmente com profissional. Alias, há anos, quem cuida dos fios é a hajr stylist Majo Ribeiro.
Gosto de toda linha da L'anza (shampoo, condicionador, mascara e leave in). Adoro o spray salino para dar um look "praia" no cabelo.

No corpo, procuro me exercitar 3x por semana, na Bio Ritmo. a duração é de cerca de 1h30min entre musculação e aeróbio.
Não abro mão da drenagem linfática semanal que faço com Dani Scherer. Também, faço um aparelho semanal chamado ultra accent, na clinica Visia, para combater gordura localizada.
Em casa, esfoliação semanal  e muito hidratante diariamente, ambos com produtos da Victoria's Secret.

No rosto, utilizo uma espuma de limpeza diaria da L'occitane, além de hidratante e creme para area dos olhos da L'ancome. Uma vez por dia tb utilizo vitamina C na face.
 Tenho Protetor labial da Carmex em todos os lugares (na bolsa, no banheiro, no carro!).

Em relação a maquiagem, gosto de deixar a pele respirar, pois ja utilizo bastante desse artifício no meu trabalho! Sou adepta do primer La Base, da L'ancome, o iluminador Smashbox para olheiras, um po compacto da MAC, rimel da Maybelline, e lápis para sobrancelhas da Tracta.
Quando vou sair, uso também a base Make up for forever HD, que é ultra fina.
Não fico sem demaquilante da L'ancome - ou lenços umedecidos da Neutrogena, quando estou fora de casa.

8 - Você gosta de Lingerie, recentemente esteve na Fruit de la Passion.
Sou fã da Fruit de la Passion! Acho que eles conseguem produzir lingerie para todas as ocasiões! Sempre unindo conforto, qualidade e beleza. Até na maternidade consegui usar uma camisola linda da marca! 

9 - Você gosta de quais tipos de musica ?
Sou super eclética. Eu gosto da musica que toca no meu coração, ou de uma batida contagiante, ou de uma letra que me diga algo..
Eu adoro pop rock e mpb, mas estou sempre aberta a novos ritmos.


10 - Deixa a mensagem que quiser.
Gostaria de deixar uma mensagem para aqueles que querem ingressar na carreira artística. Muita gente me pergunta como começar, como funciona.. SALVO RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, NÃO É FÁCIL! Eu amo o que faço, e acho que isso é fundamental para ter seguido adiante naqueles momentos difíceis. Ser ator não é ser celebridade. Nosso trabalho tem uma exposição publica, que tem seu lado bom e o lado negativo. Existe instabilidade, existe cobrança das outras pessoas, existem altos e baixos.
Conheço inúmeros artistas (não só atores, mas músicos, cantores, artistas plásticos, etc) que tem imenso talento (muitas vezes, maiores do que  os grandes conhecidos pelo publico!) e que não são considerados como tais, pelo simples fato de não serem "famosos". 
Ser ator não é apenas fazer novela. Existem inúmeros atores maravilhoso no teatro, no cinema. 
Oara ser ator, é necessário ter talento, mas também VOCAÇÃO, para superar os momentos difíceis que virão. Mas, qdo se inicia o estudo de uma personagem.. É um maravilhoso caminho sem volta! E que abram as cortinas! Ou então, "luz, câmera... Ação"!!
Boa Sorte!

Convido todos para entrarem no site da bela Ana Paula e conhecer mais do grande trabalho que ela realiza. Já vez muito teatro, novelas e publicidades para grandes marcas.

Minha amiga é dez, vejam o Site: http://www.anapaulavieira.com/

Um comentário: